BEM AVENTURADOS OS QUE TÊM PURO O CORAÇÃO



Bem aventurados os que têm puro o coração, porque verão a DEUS (S. Mateus, 5:18)

Por Ana maria Louzada
Somente verão a Deus, as pessoas que têm o coração simples, singelo, leal e amoroso em relação ao outro.

Um coração puro está desprovido de ideias capciosas, de julgamento e de rancor, porque nele reside a humildade, a serenidade e a misericórdia.

Um coração puro é exigente. Pressupõe o rompimento com pensamentos, palavras e ações que nos remetem ao orgulho, à soberba, à avareza, dentre outras atitudes que nos impedem de amar ao próximo na plenitude do sentido do AMOR.

Para que possamos ver a Deus é fundamental alcançarmos a glória da nossa emancipação espiritual. Para tanto, se faz necessário vivermos de forma simples, sem lamúrias, isto é, com coragem para suportar as provas de cada dia. Não no sentido, passivo, mas com atitudes de perseverança, de luta por melhoras das condições de vida para todos e todas com as quais convivemos.

Um coração puro não faz coisas pensando em receber em troca outras tantas. Não ajuda o próximo pensando em ser beneficiado futuramente. Faz o bem pelo amor ao outro... Pelo prazer de vê-lo feliz.

Um coração puro, não é rancoroso, pois esquece os males que lhes fizeram e sempre que pode retribui com o bem, seja por meio dos pensamentos, como por meio das palavras e das ações cotidianas. O rancor é vingativo, deseja o mal, propaga a fofoca e impede de vivermos em paz.

Um coração puro, não é vaidoso, pois ignora fazer pelo prazer de ser elogiado, tendo em vista que as suas intenções estão voltadas para a satisfação do outro, da família e da comunidade. Se o outro está feliz, está tudo bem.

Um coração puro não sofre com a falta de reconhecimento das pessoas, porque a sua grande intenção não foi para ser beneficiado e exaltado, mas pela importância de aqui na terra contribuir para a emancipação humana.

É nesse sentido que compreendemos a importância de exercitarmos práticas cotidianas que nos possibilitam a vivencia de um coração puro. As consequências dessas práticas são importantes para nós e para todos(as) com as quais convivemos.

Somente assim estaremos agradamos a Deus, e, acima de tudo, somente verão a Deus, quem tem o coração puro.


Você também pode gostar de ler...
Compartilhando Ideias, Cores, Formas e Sabores

Poesias, Contos e Crônicas

FAMÍLIA AMIGA: Educação e Diálogo

E-artigos: Estudos, Atualização e Aprofundamento Teórico Prático
http://cantinhosdeestudo.blogspot.com.br/


E-book Grátis

http://amlouzada10.wixsite.com/palestrante/contato-projeto-luz


Você deseja receber Gratuitamente, o e-book?
Clique Aqui!
 
 

Comentários

Postagens mais visitadas

A MORTE EXISTE? NÃO EXISTE MORTE? O que é a morte?

A VERDADEIRA PESSOA DO BEM

Amar descongestiona as impurezas do coração

A prática do AMOR: Amar intensamente... Amar verdadeiramente!

O VALOR DO SER HUMANO ESTÁ NA SUA MORTE OU NA SUA VIDA?

Reflexões sobre “O Pai Nosso”

“Ser” Educadora Infantil: Professora de Crianças...

O MELHOR E VERDADEIRO JEJUM

PACIÊNCIA, HUMILDADE E PERSEVERANÇA